quarta-feira, 10 de março de 2021

CLARA JOAQUINA DE ALMEIDA CASTRO

 



​Nascida em Natal, Capitania do Rio Grande do Norte, no dia 12 de agosto de 1787, oriunda de uma família religiosa, Clara Castro partiu ainda jovem para a Capitania de Pernambuco, onde quatro dos seus vocacionados irmãos ingressaram na Santa Igreja Católica e seguiram o sacerdócio, tendo maior notoriedade Miguel Joaquim de Almeida e Castro, o Padre Miguelinho.



​Clara Castro teve uma vida pacata em Olinda, onde residiu na mesma casa de seu irmão mais célebre. Presenciou e viveu a efervescência dos dias anteriores da revolta que estava por vir.



​No dia 06 de março de 1817 eclodiu uma revolução que mudaria a vida de todos e o rumo do país, que ficou conhecida como Revolução Pernambucana de 1817 ou Revolução dos Padres, devido a participação de várias figuras do clero nesta insurreição. Dentre eles, o norte-rio-grandense Padre Miguelinho, um dos cérebros do movimento de cunho liberal/republicano, que tinha o escopo de libertar o Brasil e torná-lo independente de Portugal.



​Após obtenção de êxito, os rebeldes formaram um governo provisório e outras capitanias nordestinas aderiram ao movimento, são elas: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas e Piauí, bem como a Ilha de Fernando de Noronha. Emissários foram designados para conseguirem reconhecimento em outros países (Argentina, Inglaterra e Estados Unidos) à nova nação que nascia. Era o primeiro governo republicano genuinamente brasileiro.



​Aos poucos as capitanias revoltosas foram caindo e as duas que obtiveram uma tomada total do poder foram Paraíba e Rio Grande do Norte (liderado por André de Albuquerque), que seguiram o mesmo destino das demais.



​No momento mais dramático da Revolução de 1817, durante a queda da Capitania de Pernambuco e o avanço das tropas realistas, os revoltosos fugiram para tentar mais um foco de resistência e salvar suas vidas. Inesperadamente, na noite de 20 de maio, surge na casa de Clara Castro o Padre Miguelinho, que tomou esse rumo para destruir todo e qualquer documento comprometedor que poderia implicar todos os partícipes da insurreição.



​Ocorre que Clara Castro era uma predestinada, e com doçura aceita a missão dada por seu amado irmão. Com os olhos cheios de lágrimas, que aos poucos escorrem no seu cativante rosto, Miguelinho a consola e teria dito: “Mana, estás órfã dos meus cuidados, tenho preenchido os meus dias; não tardarão em vir buscar-me para a morte”. Completou: “Nada de choros aqui; entrego-me à vontade de Deus, e nêle te dou um pai que não morre. Ajuda-me a consumir estes papéis que podem comprometer tantos desgraçados”.



Como fora supracitado, o heroísmo não está apenas nas mãos de homens valentes e armados, mas em pequenos gestos que mudam o rumo de uma nação. Neste contexto, juntamente com Padre Miguelinho, Clara Castro, num gesto de companheirismo e abnegação, queima toda a papelada que levariam à morte centenas, quiçá milhares de compatriotas.



Em pouco tempo os monarquistas adentraram em sua casa e os prenderam. O destino previsto por Miguelinho foi duro com o homem que se fez uma das estrelas do movimento emancipatório. Pouco depois, após sua prisão, Miguelinho foi martirizado (12 de junho daquele ano). Já Clara Castro, além de prantear seu irmão, passou quase dois anos numa prisão pernambucana. Foi, juntamente com Barbara de Alencar, uma das primeiras presas políticas da história do Brasil.



Graças à bravura/grandeza da sua ação, a aludida revolução pavimentou indiretamente o caminho para a Independência, e parte dos sobreviventes reapareceriam na Confederação do Equador, em 1824.



Clara Castro tem, portanto, seu merecido lugar entre os heróis desta nação! Embora seja percebido que seu reconhecimento na historiografia e na sociedade seja tímido, quase que anônimo, merece com louvor esta justa homenagem no tão especial Dia Internacional da Mulher do ano de 2017, bicentenário da sua impavidez.





(*) Cassimiro Júnior é autor do livro "A participação da Capitania do Rio Grande do Norte e de Maçons Potiguares na Revolução Pernambucana de 1817".

FONTE - GANFRENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STPM DA RESERVA REMUNERADA DA PMRN - JOTA MARIA, MOSSOROENSE, RESPONSÁVEL PELO PORTAL TERRAS POTIGUARES, COM MAIS DE 2 NIL LINKS

Arquivo do blog

Minha lista de blogs

CLARA JOAQUINA DE ALMEIDA CASTRO

  ​Nascida em Natal, Capitania do Rio Grande do Norte, no dia 12 de agosto de 1787, oriunda de uma família religiosa, Clara Castro partiu ...